sábado, 22 de março de 2014

A CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (Ercole Rubini)


A ciência vem, através dos anos, produzindo inúmeras evidências sobre a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde e educação das pessoas. Nenhuma profissão transita tão bem nessas duas áreas como a Educação Física. Dai a sua impar e gigantesca complexidade.
No âmbito escolar as aulas de Educação Física são imprescindíveis por inúmeras razões que permitiriam a publicação de vários e complexos documentos. Na verdade, esses documentos já existem e estão disponíveis para quem quiser se aprofundar nessa importante temática. Dessa forma, nada justifica o desconhecimento por parte de profissionais e autoridades “competentes”.
Um dos aspectos que lamentavelmente, muitas vezes, é esquecido, é a importância dos exercícios físicos na cognição. Este fato é de certa forma surpreendente, pois a cognição já é discutida desde os tempos de Platão e Aristóteles e se refere ao processo de aquisição do conhecimento. Conhecimento esse que é pré requisito para a emancipação de um povo e desenvolvimento e crescimento de um país. Sem isso NENHUM país tem futuro!
Uma criança que participa das aulas de Educação Física terá maior facilidade de aprendizagem! Os exercícios são capazes de melhorar as funções executivas que envolvem raciocínio, lógica e as estratégias que serão adotadas para uma tomada de decisão. Além de melhorar a memória desses estudantes, mais neurônios surgirão em determinadas áreas do sistema nervoso central e mais conexões serão realizadas por esses neurônios. Tudo isso com uma melhor vascularização destas regiões, entre outros benefícios.
Se pensarmos em termos de saúde preventiva, problemas tão comuns relacionados à saúde mental, que geram tantos incômodos às famílias brasileiras e um custo altíssimo para o país, como as demências, ansiedade, depressão, Parkinson, serão menos prevalentes na nossa sociedade. Outro exemplo, entre os inúmeros possíveis, são os problemas relacionados ao sedentarismo como a epidemia de obesidade que vivenciamos e os casos de diabetes cada vez mais precoces. Investir em saúde de verdade é pesar preventivamente!! Inclusive sai bem mais barato!!
As crianças PRECISAM destas aulas mais do que nunca hoje em dia, pois as oportunidades para brincadeiras e jogos estão cada vez mais escassos. Os BONS HÁBITOS devem ser adquiridos o mais cedo possível!! A escola cada vez mais, tem seu papel decisivo na formação do povo brasileiro. O desprezo dado pelos governantes à educação não tem apenas gerado analfabetos funcionais, mas atualmente estão surgindo analfabetos motores em função disso! Jovens não conseguem correr, pular, jogar, brincar... Isso é GRAVÍSSIMO!
Bom, dá para escrever um livro e existem muitos livros e artigos científicos sobre a importância da Educação Física escolar nos aspectos sociais, afetivos, psicológicos, etc. Mas, um dos fatos que eu quero documentar aqui é que essas aulas são imprescindíveis para que essas crianças, futuros adultos, tenham um bom desempenho escolar. Quem participa dessas aulas vai ter mais facilidade para aprender matemática, física, química e o que mais se interessar.
Portanto, as aulas de Educação Física escolar ministradas por profissionais devidamente formados e registrados, sujeitos a um código de ética, é um direito da sociedade brasileira e um dever do estado. Esse assunto tem que ser tratado como prioridade de estado! Tem que ser medida estratégica para que o país possa se desenvolver com cidadãos conscientes, saudáveis e educados. No entanto, inexplicavelmente, o próprio MEC nos últimos anos é que tem sido um entrave para que isso ocorra de forma plena.
Precisamos garantir que tenhamos aulas de Educação Física escolar em TODAS AS SÉRIES DO ENSINO BÁSICO, ESPECIALMENTE, NO ENSINO INFANTIL E NOS QUATRO PRIMEIROS ANOS DO FUNDAMENTAL. E QUE SEJAM MINISTRADAS POR PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 
Por essas razões e milhares de outras, a aprovação do PLC 116 DE 2013 é tão FUNDAMENTAL para a sociedade!!!!

As aulas de Educação física escolar são IMPRESCINDÍVEIS e o Profissional de Educação Física ministrando essas aulas é INSUBSTITUÍVEL!!

A sociedade brasileira tem esse direito e o estado tem 
esse dever!!

O Brasil precisa investir na SAÚDE e na EDUCAÇÃO valorizando seus profissionais como PRIORIDADE MÁXIMA!!

Prof. Ercole Rubini



CREF1 - 1629

Especialista em Fisiologia do Exercício
Mestre em Educação Física
Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte
Autor de Livros
Pesquisador e docente da Univ. Estácio de Sá
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771596T8

Um comentário:

  1. Excelente matéria sobre a prática regular de exercícios físicos na rede escolar como essencial em diversos aspectos, a sua importância é indiscutível. Que pena que a "sociedade" e nossas autoridades ainda não compreenderam tamanha importância do assunto para que as crianças de hoje se tornem adultos saudáveis amanhã.

    ResponderExcluir