domingo, 14 de julho de 2013

PATROCINIO EM EVENTOS ESPORTIVOS

 Quem precisa organizar um evento sabe que, além de todo o trabalho, com os preparativos, o que tira o sono é a verba dispendida com todos os detalhes. Cursos e assessorias podem ajudar a desenvolver proposta de patrocinio.
Os atletas que desejam se dedicar exclusivamente aos treinamentos para poder se aprimorar no esporte e melhorar sua posição em rankings específicos também conhecem a quantidade de gastos que essa dedicação pode implicar. Por esses motivos que muitos buscam auxilio financeiro ou em produtos - a famosa permuta - com empresas patrocinadoras. Todavia, André Fernandes, empresário da area fitness e presidente do Conselho Regional de Educação Física CREF1, conta que conseguir o patrocinio é algo bastante dificil no Brasil.
A REALIDADE DO PATROCINIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A realidade que temos é a de que o atleta faz o projeto de patrocinio e normalmente, não está preparado para elabora-lo, com isso, acaba sem o patrocinador. O Atleta até pode cria-lo, mais o ideal é que peça pra alguem que conheça a elaboração de projetos de patrocíno esportivos, que saiba apresenta-lo e conheça a sistemática desse processo.
Para Georgios Hatzidakis, gerente administrativo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ao criar um projeto de patrocínio em Educação Física, deve-se conhecer a empresa para a qual irá apresenta-la para saber suas necessidades, publico-alvo que atinge, se ela quer visibilidade ou vendas etc para poder apresentar um projeto organizado. "Tem que ser saber o apoiador vai ser seu cliente e, por isso, é preciso saber quais são suas estratégias de marketing e sua capacidade financeira",explica.
O Projeto de patrocinio vai variar de acordo com sua função: é para um evento, para um atleta, para um time, um workshop específico - e, segundo Fernandes, deve conter os seguintes itens:
- Justificativa: O que vai atender, qual o motivo de sua existência
- Obejetivo: Qual o motivo da solicitação
- Desenvolvimento: O detalhamento de tudo o que vai acontecer, seja evento ou competição esportiva
- Custos: Se for um projeto anual tem que ter noção de quanto será gasto e com quais itens
Para quem oferecer um projeto de patrocinio em Educação Física?
Escolher pra quem pedir o patrocínio em Educação Física é outro "pulo do gato", segundo o presidente do Conselho Regional de Educação Física CREF1. "Se o projeto é pequeno, local, não adianta buscar grandes empresas. Tem que buscar as regionais. Agora, se o projeto é nacional ou internacional ou se vai ter atenção da mídia nacional ou estrangeira, ai vale a pena buscar grandes empresas: Pessoa física também pode ser patrocinadora mais é ificil porque ela não tem vantagem nenhuma em termos de impostos".
Hatzidakis orienta que o atleta ou organizador de evento faça uma segmentação do mercado e visite a empresa antes de encaminhar sua propósta de projeto de patrocinio em Educação Física. "Essa proposta pode ser enviada até em vários meios: digitada, em vídeo, das duas formas para não correr risco de não conseguirem ler algum formato", destaca o professor.
PATROCÍNIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CABEÇA DO OUTRO
Pensar como patrocinador também é importante para não apresentar uma proposta de patrocinio em Educação Física sem noção. Saber o que o seu investidor vai querer em retorno é essencial: "na maioria das vezes é visibilidade, porque o patrocinador espera que a marca dele tenha retorno e, normalmente, as pequenas e médias empresas não sabem quais são as estratégias de patrocinio e acabam usando sua verba em eventos que não tem a ver com seu negócio, não têm retorno e depois dizem que patrocinar não funciona e não querem investir em mais ninguem", conta Fernandes
Conhecer os seus atributos para poder oferece-los ás empresas com valores semelhantes também é um bom caminho a ser trilhado e segundo Hatzidakis. Assim, "Um atleta de atletismo oferece com sua imagem velocidade, carisma, resistência, força de vontade: valores que a empresa quer aliar á sua marca". O retorno que o atleta vai dar ao investidor pode ser de exposição na mídia - e ai ele precisa aparecer bastante na mídia, sempre usando algo que remeta a esse patrocinador - ou aumento de vendas e ai o benificiado deve ceder sua imagem para comerciais da empresa.

Existem leis de âmbito federal, estadual e municipal que regulamentam os benefícios para o patrocinador esportivo e que garantem descontos em alguns impostos para a empresa patrocinadora. André Fernandes citou a Lei Pelé, nº 9.615, de 24 de março de 1998 como uma delas, que garante em âmbito federal descontos no Imposto de Renda para quem incentivar o esporte no país e que é pouco usada pelas instituições. O mesmo garante a Lei do Incentivo ao Esporte, nº 11.438, sancionada em dezembro de 2006, também federal.

Para quem incentiva, quanto menos patrocínios o evento ou atleta tiver, melhor, já que sua empresa tende a ganhar mais destaque. Todavia, cabe ao atleta checar a relação entre a verba que ele precisa e aquela que recebe para determinar se vale a pena sugerir cotas de patrocínioa outros estabelecimentos, sem estabelecer valores mínimo ou máximo para tal.


Menos burocracia aos atletas que buscam patrocínio em Educação Física

O atleta que precisa de patrocínio não precisa, necessariamente, se tornar uma pessoa jurídica para poder receber o incentivo. “Algumas empresas - em especial as grandes – exigem que o repasse de dinheiro seja feito de empresa para empresa, como se fosse uma assessoria, mas na verdade não precisa, porque elas podem alegar que esse dinheiro foi uma doação”, orienta Fernandes, demonstrando que a burocracia pode ser menor do que esperada. Hatzidakis conta que um contrato cedendo os direitos de imagem do evento/atleta por tempo determinado pode ser realizado para firmar o patrocínio também.

Quem tiver dúvidas sobre todo o processo pode buscar informações sobre a estratégia de desenvolvimento de projetos de patrocínio em Educação Física por meio de cursos para organizações de eventos ou projetos. Fernandes conta que as assessorias esportivas também podem ajudar nesse desenvolvimento e, como não há um órgão regulador dessas assessorias, pode-se pesquisar sobre elas ou pedir recomendações a quem já é cliente.

“O ideal é que o atleta busque um profissional que saiba elaborar o projeto e outro que saiba vendê-lo, mas, se não tiver condições financeiras, pode desenvolver o projeto sozinho e tentar mostrar que público ele atinge”, afirma Georgios Hatzidakis, que destaca que não adianta enviar o projeto para 150 empresas sem qualquer critério: é preciso pesquisar o mercado para não perder o próprio tempo e o da instituição ao criar expectativas que não serão concretizadas. Além disso: “patrocínio não é esmola. A empresa vai ter lucro com ele, é um negócio”, frisa o professor.

 A dica principal que podemos deixar é a de que atletas e organizores de eventos que forem precisar de PATROCÍNIO devem ter a noção exata de quais são os objetivos dele com o evento para pensar nas formas de retorno que podem oferecer ao patrocinador”, diz Fernandes. Afinal, com uma proposta bem elaborada em mãos, as chances de haver uma recusa são bem menores. 

Esta reportagem acima foi exibida no Portal da Educação Física (veja o link abaixo)
http://www.educacaofisica.com.br/index.php/gestao/canais-gestao/marketing-esportivo/24659-aprender-a-montar-o-projeto-e-primeiro-passo-para-conseguir-patrocinio-em-educacao-fisica


Elementos essenciais de um Projeto:
Título, objetivos, metas, justificativa, beneficiários, local, estratégia, cronograma, orçamento.

1. Título do Projeto

Procure colocar no título a síntese do objetivo principal do seu Projeto

2. Objetivos

Objetivo Geral

Descrição completa do objeto a ser executado.
Deve ser claro, coerente e sucinto para dizer o que o projeto quer;
Deve refletir a razão de ser do projeto.
Indica o objetivo maior que orienta a intervenção, é superior ao objetivo específico do projeto.
Objetivo Específico
Definir a sua razão de ser, a sua finalidade;
Devem estar bem relacionados com o título, com o contexto do projeto.
Redigir de forma clara o que se quer atingir, indicando os benefícios desejados para o público alvo.

3. Metas

Descrever as metas desejadas com a aplicação do Projeto.
Quantitativas: indique as metas físicas tangíveis, relacionadas aos objetivos, geral e específicos, de modo a permitir a verificação da eficiência e da eficácia das ações.
Qualitativas: indique metas relacionadas a aspectos intangíveis dos objetivos, geralmente relacionados aos impactos gerados no público alvo.

4. Justificativa

Fomentar de forma pertinente a relevância do projeto como resposta a um problema ou necessidade identificada de forma objetiva. Deve haver ênfase em aspectos qualitativos e quantitativos, evitando dissertações genéricas sobre o tema.
Informe os motivos que o levaram a propor o projeto
O projeto deve estar baseado em uma justificativa absolutamente coerente, que fundamente a sua razão de ser;
Não deverá haver dúvida da razão do por que do projeto, o fim a que se destina, devendo convencer da necessidade e relevância dos objetivos propostos;
Uma análise objetiva do contexto geral e específico poderá ser útil nesta fundamentação.
Nessa ação deve-se informar os indicadores que comprovem a capacidade técnico-operativa do proponente.

5. Beneficiário da proposta

Indivíduo ou instituição que se beneficiará da proposta apresentada. Poderá ser o mesmo do autor da proposta.

Público alvo

Delimitar o público envolvido e descrever os benefícios diretos e indiretos.
Essa descrição deve ser realista e coerente com a proposta e estratégia do projeto.

6. local

Descrição detalhada do(s) lugar(es) onde serão executadas as atividades.

7. Estratégias de ação

Descrição quantitativa e qualitativa das metas a serem atingidas.
Descrever o passo a passo do desenvolvimento do projeto;
Descrever os meios /ações que serão utilizadas para assegurar o êxito do projeto;
Não queimar etapas – as ações devem ser necessárias e suficientes para assegurar os objetivos pretendidos, mostrando coerência no texto;
Verificar se todas as atividades essenciais requeridas para alcançar os resultados foram listadas.

Metodologia

É o conjunto de técnicas e processos utilizados para ultrapassar a subjetividade da ação. Deve apresentar compatibilidade com os objetivos, metas e conceitos, bem como com a forma de aplicação e desenvolvimento das atividades do projeto apresentado. Explicar, sucintamente, como o projeto será desenvolvido: ações, atividades previstas (esportivas e complementares) e os meios de realização. Detalhar como as diferentes etapas serão implementadas e qual a inter-relação entre as mesmas.

8. Cronograma de atividades

Descrever com a maior precisão possível, as datas e as atividades a serem realizadas. Um cronograma pode ser elaborado a partir de prazos limites ou de prazos por atividades.

9. Orçamento

Descrever, detalhadamente, o orçamento com os respectivos cronogramas de aplicação: especificando onde e como as verbas serão aplicadas.
A elaboração de um bom orçamento requer planejamento, pesquisa, tempo e paciência. É preciso determinar e cotar todos os itens que constaram no projeto (recursos humanos, materiais, serviços de terceiros e etc.), ou seja, é a relação de tudo que será necessário para a realização de um projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário